Publicidade

Saiba quais órgãos são mais afetados em dieta com muitos alimentos embutidos

Alimentos embutidos aumentam risco de câncer colorretal — Foto: Pixabay

O consumo frequente de embutidos, como presunto, linguiça ou mortadela, pode afetar certos órgãos, como coração, intestino, fígado, rins e cólon, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo especialistas, esses produtos são ricos em gordura saturada, sódio e conservantes como nitritos e nitratos, que representam um risco à saúde quando estão regularmente presentes na dieta.

Conheça os órgãos que são os mais afetados pelo excesso de embutidos:

Intestinos

Carnes processadas contêm substâncias que, ao chegarem ao intestino, podem formar compostos muito nocivos que aumentam o risco de câncer. Além disso, eles estão associados a problemas como aterosclerose que afeta as artérias, resistência à insulina e danos às células que revestem os vasos sanguíneos, de acordo com a OMS.

Fígado

Outro órgão afetado é o fígado, responsável por eliminar substâncias tóxicas que entram no corpo através dos alimentos. No entanto, comer alimentos como torresmo, salame, linguiça ou chouriço pode causar esteatose hepática.

Segundo a Subsecretaria de Prevenção e Promoção da Saúde da Argentina, isso ocorre quando há acúmulo excessivo de gordura nesse órgão, causando inflamação. Se isso continuar, pode gerar cicatrizes fibrosas que, com o tempo, causam danos crônicos ao fígado ou até mesmo cirrose.

Rins

Pessoas com doença renal devem evitar o consumo de embutidos, pois produtos como presunto, embutidos e chouriço contêm altos níveis de sódio e fósforo, o que piora a função renal e aumenta o risco de complicações, explica a nutricionista Jessica Pérez.

Seu alto teor de gordura saturada afeta negativamente a saúde cardiovascular, por isso o especialista recomenda que pessoas com doença renal limitem ou evitem o consumo de salsichas para proteger sua saúde.

Cólon

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o consumo de carnes processadas, como salsichas, presunto, bacon ou carne enlatada, causa câncer de cólon. Elas foram colocadas no grupo 1 de substâncias perigosas, junto com tabaco e amianto.

Além disso, eles observam que comer 50 gramas de carne processada por dia, o equivalente a cerca de duas fatias de bacon, pode aumentar o risco de câncer colorretal em 18%.

Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é um dos mais afetados pelo consumo regular de embutidos, pois esses produtos contêm altos níveis de gorduras saturadas e podem causar aumento do colesterol ruim.

“Se alguém come salsichas todos os dias, terá um problema de colesterol ao longo dos anos, mas o problema não será apenas a salsicha em si, porque ela provavelmente vem acompanhada de açúcares e outros sais”, diz Alejandro Chacón, professor da Faculdade de Ciências Agroalimentares da Universidade de Creta.

O alto teor de sódio das salsichas contribui para o aumento da pressão arterial, que é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares. Entre as consequências mais graves estão pressão alta, arteriosclerose, ataques cardíacos e derrames.

Publicidade
Publicidade