
A oposição alcançou as 257 assinaturas necessárias para apresentar o requerimento de urgência do projeto de lei da anistia na Câmara dos Deputados. A marca foi atingida na noite de quinta-feira (10), com a assinatura do deputado Paulo Azi (União Brasil-BA), que fechou a lista.
O anúncio foi feito pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), em vídeo publicado nas redes sociais. “Às 22h22, com a assinatura do deputado Paulo Azi, nós chegamos às 257 assinaturas para o requerimento de urgência da anistia”, declarou.
Cavalcante agradeceu aos líderes e presidentes de partidos que ajudaram na coleta das assinaturas e classificou a iniciativa como “uma vitória das pessoas que estão injustiçadas”.
Com a quantidade mínima de apoios alcançada, a oposição deve apresentar o requerimento ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a quem caberá decidir se coloca ou não o tema em votação.
Se a urgência for aprovada em plenário, o projeto terá a tramitação acelerada e passará a integrar a lista de prioridades da Casa.
A movimentação ocorre enquanto Motta tenta costurar um acordo envolvendo Executivo e Judiciário para buscar penas mais brandas aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
Na quinta-feira (10), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reconheceu a possibilidade de um entendimento, desde que não beneficie os apontados como líderes da tentativa de golpe, como o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Bahia.ba