O Gemini Google 2.5 foi lançado nesta terça-feira (25). O Google afirmou que este modelo é o “mais inteligente” da IA até o momento. A empresa disponibilizou a versão Gemini 2.5 Pro Experimental na plataforma de desenvolvedores da empresa, o Google AI Studio, e também no aplicativo Gemini para usuários assinantes do Gemini Advanced. O Gemini 2.5 Pro Experimental demonstra forte capacidade de raciocínio e código para lidar com problemas complexos. Além disso, o diferencial é que a ferramenta “pensa” antes de responder, o que resulta em melhor desempenho e precisão nas soluções oferecidas ao usuário. A seguir, confira as novidades desta ferramenta.

Gemini 2.5 tem raciocínio aprimorado
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/m/r/DegfT4SluQ6cvSro1r2Q/final-2.5-blog-1.original.jpg?w=800&ssl=1)
O Gemini 2.5 apresenta um modelo que “pensa” de maneira aprofundada no problema do usuário para gerar uma resposta mais completa. Esta funcionalidade se tornou uma tendência na indústria da tecnologia nos últimos meses. Além da IA do Google, ferramentas como DeepSeek e ChatGPT já possuem mecanismos semelhantes. Essa capacidade de raciocínio ajuda modelos de IA a analisarem informações e entenderem contextos para tomar decisões assertivas, em especial em questões que envolvem codificação, matemática e ciências. O Gemini 2.5 Pro representa a tentativa do Google de concorrer com as IAs da concorrência.
No momento, o 2.5 Pro lidera por uma margem significativa o ranking do LMArena, uma plataforma onde usuários comparam as capacidades de diferentes modelos de IAs. Além disso, a ferramenta está em primeiro lugar em ranking de matemática e ciências como GPQA e AIME 2025. No futuro, o Google pretende colocar a capacidade de pensamento em todos os modelos da empresa.
Gemini 2.5 possui capacidade de codificação aprimorada
O Gemini 2.5 Pro apresenta um melhor desempenho em codificação em comparação com a versão Gemini 2.0. A ferramenta consegue criar aplicativos da web visualmente atraentes e com melhor edição de código. Na avaliação do SWE-Bench, responsável por avaliar tarefas de engenharia de software, o Gemini 2.5 Pro pontua 63,8% e supera modelos de IA da OpenAI, Anthropics Technology e DeepSeek.