Publicidade

Vereador Jeorge Catatau visita UPA 24H e HDAM para fiscalizar serviços e ouvir demandas da população

Nesta segunda-feira (17), o vereador Jeorge Catatau cumpriu seu papel de fiscalizador e esteve presente em duas importantes unidades de saúde de Bonfim: a UPA 24H e o Hospital Dom Antônio Monteiro – HDAM. O objetivo da visita foi ouvir a população, identificar problemas que possam ser resolvidos e contribuir para a melhoria dos serviços prestados aos bonfinenses.

Na primeira parada, o parlamentar esteve na UPA 24H, onde conversou com pacientes que aguardavam atendimento. Entre as principais reclamações, destacou-se a falta de uma rede de internet pública no local. Os pacientes relataram a dificuldade de se comunicar com familiares ou resolver questões pessoais enquanto aguardam atendimento. “Eu venho pra cá com minhas filhas e nem sempre tenho crédito para falar com meu esposo ou avisar a família. Acredito que ter acesso à internet gratuita é um direito nosso”, afirmou Daiana, moradora de Estiva.

O vereador lembrou que, na última semana, fez uma indicação ao Executivo que visa garantir internet aberta para pacientes na UPA. “Estamos ouvindo as pessoas e vendo que o acesso à internet é essencial, principalmente aqui na UPA. A instalação e o fornecimento desse serviço dependem exclusivamente da prefeitura”, explicou Catatau.

Catatau também esteve no HDAM, onde conversou com o diretor da Fabamed, Alfredo Gonçalves. Durante a visita, o vereador questionou o funcionamento de equipamentos enviados pelo deputado estadual Bobô, como uma autoclave, um arco cirúrgico e um aparelho de ultrassonografia. Para surpresa do parlamentar, a autoclave, enviada há cerca de cinco anos, nunca foi instalada. O equipamento é fundamental para a esterilização de instrumentos médicos após o uso. Já o aparelho de ultrassonografia está em funcionamento, sendo utilizado as terças, quintas e sábados.Detalhe: os  três autoclaves antigos da unidade de saúde estão quebrados.

O caso mais preocupante é o do arco cirúrgico, que ganhou os noticiários recentemente por estar quebrado após pouco tempo de uso. Catatau descobriu que, o arco cirúrgico   condenado pela equipe técnica, pode ter sido afetado por problemas no uso e, principalmente, pela rede elétrica. O centro cirúrgico apresenta picos de tensão e a solução do problema deve partir do município. As constantes quedas  na tensão elétrica, podem  ter causado danos  no arco cirúrgico e está impedido a instalação da autoclave.

“O arco cirúrgico está quebrado, e a autoclave nunca foi ligada devido aos problemas na rede elétrica. A prefeitura precisa urgentemente levar uma nova rede de energia para o centro cirúrgico e evitar mais prejuízos, garantindo o funcionamento adequado dos equipamentos”, destacou o vereador Catatau.

Publicidade
Publicidade