As chuvas devem aumentar “consideravelmente” na Bahia durante o mês de novembro, conforme previsão de Marcely Sondermann, meteorologista do instituto Climatempo, na terceira edição do Fórum Desafios Climáticos no estado, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, na manhã desta terça-feira (29).
O Climatempo apresentou previsões sobre as condições climáticas de Vitória da Conquista e região sudoeste até o verão, destacando a influência do fenômeno La Niña , que deverá impactar diretamente a Bahia nos próximos meses.
Segundo o instituto, em novembro deve haver o retorno das chuvas de forma mais abrangente e acima da média, com possíveis zonas de convergência atuando sobre a Bahia. Dezembro, por sua vez, apresenta uma variação espacial significativa das chuvas, com semanas alternadas entre mais chuvosas e mais secas.
“Extremos climáticos estão cada vez mais comuns e a adaptação das instituições a este novo normal é fundamental para que o impacto à população seja minimizado. Todo o processo de mitigação desses impactos deve ter como pilar a projeção do clima, pois com este estudo é possível se antecipar à situação de calamidade”, afirma Marcely Sondermann.
Bahia.ba