Publicidade

O que significa Pix? 7 perguntas e respostas inusitadas sobre o serviço

O que significa Pix? 7 perguntas e respostas inusitadas sobre o serviço — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

O que significa Pix? A dúvida é comum entre usuários do método de pagamento. No entanto, Pix não tem um significado, já que não se trata de uma sigla, mas sim um nome criado para designar a tecnologia de transferências instantâneas. Além deste, outros questionamentos são comuns sobre o tema. “Pedágio aceita Pix?”, “Quanto tempo tem para cancelar um Pix?” e até “Pix agendado cai que horas” estão entre as principais dúvidas de internautas sobre a forma de pagamento. Pensando nisso, o TechTudo reuniu sete dúvidas inusitadas sobre Pix — e suas respostas — abaixo; confira.

O que significa Pix? Quanto tempo tem para cancelar? Confira respostas sobre o método de pagamento — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

O que significa Pix? Quanto tempo tem para cancelar? Confira respostas sobre o método de pagamento — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Confira as perguntas sobre o Pix que serão respondidas neste texto.

  1. O que significa Pix?
  2. Pix agendado cai que horas?
  3. Quanto tempo tem para cancelar um Pix?
  4. Pedágio aceita Pix?
  5. Lotérica aceita Pix?
  6. Correio aceita Pix?
  7. Cartório aceita Pix?
Transações monetárias feitas por Pix caem imediatamente na conta do recebedor  — Foto: Rubens Achilles/TechTudo
Transações monetárias feitas por Pix caem imediatamente na conta do recebedor — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

1. O que significa Pix?

Segundo o Banco Central do Brasil, o conjunto de três letras não forma uma sigla e tampouco tem um significado específico. No entanto, Pix remete a pixels, tecnologia e a transações digitais e simboliza a agilidade e simplicidade do sistema financeiro moderno, conforme informações do BC. O design da logomarca do método de pagamento reúne todos esses elementos.

2. Pix agendado cai que horas?

O Pix agendado é processado imediatamente no momento estipulado para a transferência. Essa modalidade traz conforto e praticidade ao usuário, pois, além de ser um serviço sem cobrança de taxas, gera economia de tempo e garante que os pagamentos importantes não sejam atrasados, evitando multas e juros para os usuários. Vale destacar que não há limite de horário para efetuar esse tipo de pagamento.

3. Quanto tempo tem para cancelar um Pix?

Ainda que não seja possível cancelar um Pix já concluído, há duas situações em que o cancelamento pode ser solicitado, com prazos diferentes para cada uma delas. Caso o Pix esteja programado para uma transferência futura, é possível cancelá-lo até a data agendada para o pagamento. Contudo, é importante verificar as condições de cancelamento com a instituição financeira, que podem variar em relação ao prazo limite para o cancelamento.

Já em casos em que o Pix for resultado de fraude, roubo ou falhas, o cancelamento e o estorno podem ser realizados por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta criada pelo Banco Central para aumentar a segurança da ferramenta. Nesses casos, o usuário tem até 80 dias para acionar o MED. Após isso, os analistas do Banco Central têm um prazo de 7 dias para analisar a solicitação. Se a demanda se enquadrar nos parâmetros do MED, o Pix é cancelado e o estorno do valor ocorre em até 96 horas.

4. Pedágio aceita Pix?

Sim. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, publicou, em março deste ano, a Portaria n.º 241. Nesse documento, o órgão determinou que as concessionárias aceitassem o Pix, além dos cartões de crédito e débito, como forma de pagamento dos pedágios nas rodovias federais. A medida, além de modernizar o sistema de cobrança, visa melhorar a fluidez do tráfego nas estradas e proporcionar mais praticidade para os motoristas. Vale destacar que a medida não é padronizada em rodovias estaduais ou municipais.

5. Lotérica aceita Pix?

Sim. O BC autorizou que as Lotéricas CAIXA aceitem o Pix como forma de pagamento para os jogos de aposta, como Mega-Sena e Lotofácil. Além disso, as lotéricas estão habilitadas para realizar as operações Pix Saque, na qual os correntistas de diversos bancos podem sacar dinheiro diretamente em uma lotérica utilizando o saldo da conta bancária. Além disso, existe ainda o Pix Troco, onde o cliente recebe dinheiro em espécie como troco de uma transação digital via Pix. Vale destacar que usuários podem sacar até R$ 500 no período das 6h às 19h59, e até R$ 100 entre 20h e 6h.

Lotéricas estão autorizadas pelo BC a aceitar Pix como forma de pagamento   — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
Lotéricas estão autorizadas pelo BC a aceitar Pix como forma de pagamento — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

6. Correio aceita Pix?

Depende. As agências próprias dos Correios aceitam Pix para as principais soluções de encomendas, alguns produtos de conveniência e serviços prestados por parceiros. São aproximadamente 6 mil agências em todo o Brasil que aceitam Pix. A previsão é que a estatal estenda a modalidade de pagamento também para a rede parceira até o fim de 2024.

7. Cartório aceita Pix?

O pagamento por Pix em cartórios depende do serviço oferecido e varia de lugar para lugar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, por exemplo, que os eleitores quitem seus débitos com a Justiça Eleitoral por meio de pagamento via Pix. Dessa forma, aqueles que têm pendências financeiras, como multas por não comparecimento ao pleito eleitoral, podem pagá-las pela internet, sem a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral ou a uma agência bancária. Em São Paulo, os cartórios não aceitam o Pix como forma de pagamento. Já os estabelecimentos de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas (RTDPJ) adotaram o Pix como meio de pagamento.

Com informações Banco CentralAgência GovGOV.BR e Tribunal Superior Eleitoral