O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou nesta segunda-feira (23) o procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais que acontecem no dia 6 de outubro. A previsão é que essa etapa seja finalizada no dia 3 de outubro e que 39.765 urnas estejam preparadas para serem enviadas às seções de votação em todo o estado.
Em Salvador, a preparação está acontecendo no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, localizado em Porto Seco Pirajá. 5.440 equipamentos estão sendo preparados pelas 19 zonas de Salvador. No interior da Bahia, o procedimento obedece ao cronograma definido por 180 zonas eleitorais e cobrem 416 municípios da Bahia.
O procedimento acontece da seguinte forma: é inserido no equipamento, no momento da carga, as mídias preparadas utilizadas contendo softwares, número, nome e foto de todos os candidatos às eleições e a relação de eleitores e eleitoras por seção eleitoral. Após receber os dados, as urnas são conferidas e o equipamento recebe lacres de segurança.
O Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, além dos partidos políticos, federações e coligações foram convidados para a cerimônia de carga e lacração através do edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRE-BA. Outras pessoas interessadas também poderão participar do evento.
portalespacoaberto