Na noite dessa quarta-feira, 21 de agosto, o ex-prefeito de Ponto Novo, Thiago Gileno, protagonizou um episódio polêmico ao desafiar uma decisão da Justiça Eleitoral. O juiz da 149ª Zona Eleitoral, Teomar Almeida de Oliveira, havia determinado a retirada imediata de uma pesquisa eleitoral falsa das redes sociais de Fabiane Azevedo Maia de Oliveira, esposa de Gileno e atual candidata a prefeita.
A decisão judicial surgiu em resposta a uma representação da Coligação “Ponto Novo é do Povo”, que alegou que a pesquisa divulgada nas redes sociais de Fabiane Azevedo, continha dados falsos e não estava registrada oficialmente no sistema PesqEle do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O descumprimento da decisão resultaria em uma multa diária de R$ 5.000,00 e de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) pela não retratação obrigatória determinada pelo juiz no perfil da sua rede social.
Ao lado da esposa candidata, Thiago Gileno desafiou a decisão em um discurso para seus apoiadores. Com um tom de deboche, afirmou: “Eu não aguento mais de multa, mas estamos aqui pra pagar multa. Não tem problema nenhum pagar multa. Desde que o povo esteja com a gente, a gente paga multa”. Deixou claro que não pretende acatar a determinação de retirada da pesquisa falsa nem a ordem de retratação pública.
Veja abaixo o discurso do ex-prefeito Thiago Gileno:
A decisão da Justiça também incluiu a exigência de que Fabiane Azevedo colocasse uma mensagem de retratação como foto de capa em seu perfil no Instagram por um período de 10 dias. A mensagem deve informar aos eleitores que a pesquisa divulgada não tem valor oficial e não deve ser considerada nas intenções de voto.