Nos dias 16 e 17 de maio, o Teatro Jayme Salgado, será palco do I Seminário de Barragens do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, com o tema “A bacia do Itapicuru e suas barragens de abastecimento e rejeitos: Onde estão, quem cuida e quais os projetos e problemas?”. O evento reunirá especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água, para discutir a situação das barragens na região, seus desafios e perspectivas. O debate acontece em Queimadas, na Região do Nordeste baiano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://www.even3.com.br/i-seminario-sobre-barragens-do-comite-da-bacia-hidrografica-do-rio-itapicuru-459174/. O evento vai emitir certificado de participação.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, Richard Silva, enfatiza a importância do evento como um espaço crucial para as comunidades localizadas na Bacia do Rio Itapicuru se engajarem no debate sobre segurança hídrica e segurança das barragens, tanto de rejeitos quanto de abastecimento. Richard ressalta a necessidade de abordar questões relacionadas à manutenção, monitoramento e gestão das barragens, visando garantir a segurança e a sustentabilidade dos recursos hídricos da região.
“A programação do seminário abordará diversos temas pertinentes à segurança das barragens, com destaque para a composição e condições de manutenção das barragens da bacia do Rio Itapicuru, classificações de risco e responsabilidades de monitoramento. Além disso, serão discutidas as questões específicas relacionadas às barragens de rejeito e de abastecimento, bem como projetos futuros e reflexões sobre a gestão hídrica ao longo da bacia”, destaca o presidente.
No primeiro dia, serão abordadas as questões das barragens de rejeito, com representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Agência Nacional de Mineração (ANM) e empreendimentos do setor mineral, seguido de debate sobre os desafios e preocupações existentes. O segundo dia incluirá uma visita de campo à Barragem da Leste, localizada em Queimadas e discussões sobre barragens de abastecimento, projetos futuros e gestão de recursos hídricos, com a participação de órgãos e empresas responsáveis pela gestão desses recursos, como Embasa, Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).
O seminário será uma oportunidade única para promover um diálogo aberto e construtivo sobre a segurança hídrica na bacia do Rio Itapicuru, visando garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras, sendo uma demanda sempre discutida no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru.
Por Camila Fiuza
portaljaguarari