
O exército israelense diz ter assumido o controle do lado de Gaza do posto fronteiriço de Rafah com o Egito. A informação foi divulgada pela CNN, com base nas Forças de Defesa de Israel (IDF), nesta terça-feira. “Temos controle operacional da área e da travessia”, confirmou um oficial militar israelense à rede de TV americana.
A despeito de o Hamas ter aceito os termos de cessar-fogo com Israel, ataques aéreos israelenses atingem Rafah em cheio.

Todo o movimento na passagem de Rafah parou depois que tanques israelenses capturaram a instalação do lado palestino, segundo uma autoridade palestina.
O posto fronteiriço é a única passagem entre Gaza e o Egito e um ponto de entrada crucial para a ajuda humanitária.
“O movimento de passageiros e a entrada de ajuda na Faixa de Gaza cessaram completamente”, disse Wael Abu Omar, porta-voz da Autoridade Geral de Fronteiras e Travessia à CNN.
As travessias pararam “depois que tanques israelenses capturaram as instalações de travessia do lado palestino”, disse ele, acrescentando que a instalação estava sob fogo desde a tarde de segunda-feira.
Imagens que se espalham nas redes sociais mostram bandeiras israelenses e um vídeo de um tanque na travessia.
Ataques aéreos
Ataques aéreos israelenses em Rafah durante a noite mataram 15 pessoas, incluindo uma criança, de acordo com funcionários de hospitais no sul de Gaza, nesta terça-feira.
Os relatos das autoridades médicas dos hospitais Abu Yousef Al Najjar e Al Kuwaiti vêm depois que a Defesa Civil palestina disse, mais cedo, que suas equipes recuperaram corpos de várias casas atingidas por aviões israelenses em Rafah.
Israel prometeu “exercer pressão militar sobre o Hamas” em Rafah, depois de dizer que os termos de cessar-fogo aos quais o grupo militante palestino respondeu na segunda-feira estavam “longe” de atender às suas demandas.
Segundo a fonte militar ouvida pela CNN, as operações israelenses na travessia estão em andamento, mas não foi possível confirmar por quanto tempo as tropas israelenses controlarão a área.
‘Não há lugar seguro em Gaza’
Os palestinos acordaram ao som dos ataques aéreos israelenses em Rafah, nesta terça-feira, com centenas de milhares de deslocados na cidade do sul de Gaza sem saber para onde ir.
Em declarações à CNN a partir de Rafah, Suze van Meegen, chefe das operações do Conselho Norueguês para os Refugiados (NRC) em Gaza, disse ter visto milhares de pessoas fugindo dos ataques aéreos. “Não só não há lugar seguro para ir, como para muitas pessoas também não há como chegar lá”, disse ela à CNN.
















